Muitos brasileiros sonham em morar nos Estados Unidos e conseguir o tão sonhado green card. Entretanto, o grande entrave é conseguir o visto.
Com a chegada do EB-2 NIW isso se tornou mais fácil, uma vez que você não precisa ter uma oferta de emprego para morar no país.
Neste artigo vamos falar um pouco mais a fundo sobre a elegibilidade e a visão geral desse visto, e mostrar como você pode conseguir o seu.
Elegibilidade para o visto EB-2 NIW
Um dos grandes diferenciais do visto EB-2 NIW é que você não precisa ter uma proposta de emprego nos Estados Unidos. Entretanto, é preciso cumprir alguns requisitos para ser elegível.
De acordo com a USCIS (United States Citizenship and Immigration Services) para ser elegível ao visto, você precisa qualificar-se como membro das profissões de nível avançado, ou ter alguma habilidade excepcional.
Como já antecipamos, você não precisa ter uma oferta de emprego no país, mas é necessário que o seu trabalho seja de interesse nacional.
Visão geral sobre o visto EB-2 NIW
O fato de você ser um profissional de nível avançado ou ter alguma habilidade excepcional não quer dizer que automaticamente será aprovado para ter o visto EB-2 NIW.
Portanto, você tem que não só mostrar possuir essas qualificações, como também a sua profissão ser de interesse nacional para que você consiga a dispensa da oferta de trabalho.
Para isso, é preciso demonstrar evidências com base em 3 pontos:
- o empreendimento proposto tem mérito substancial e importância nacional;
- você está bem posicionado para avançar nesse empreendimento;
- é benéfico para os Estados Unidos renunciar à oferta de emprego.
Mérito substancial
Nesse ponto é preciso apresentar que tipo de trabalho se pretende realizar para que seja considerado de interesse nacional pelos Estados Unidos.
Por exemplo, se você é engenheiro, além de demonstrar suas qualificações é preciso mostrar quais são os impactos nacionais que você pode trazer para o país.
Bem posicionado para avançar no empreendimento
Nesse caso, ao invés de se concentrar no mérito do trabalho, é avaliado as suas próprias qualificações para exercer o empreendimento proposto.
Então serão analisados a educação, habilidades e conhecimento que você possui, plano desenvolvido, graus, certificados e licenças que tem na área.
Benéfico para os Estados Unidos
Depois de analisadas as duas primeiras etapas, o USCIS vai avaliar o benefício que seria para os Estados Unidos o seu trabalho.
Em alguns casos, como saúde e segurança pública, podem ser considerados mais urgentes. Além disso, se o seu trabalho tem potencial para gerar receita e ajudar na recuperação econômica, ele também terá mais facilidade em ser aprovado.
Foi possível entender como funciona o visto EB-2 NIW? Se ficou alguma dúvida entre em contato conosco que teremos um enorme prazer em te ajudar.