✈️ A melhor assessoria para assuntos consulares e imigratórios. 🇧🇷 Atendemos a todo o Brasil. Entre em contato:

Quais são os tipos de vistos para os EUA? Conheça!

Viajar para os Estados Unidos é o sonho de muitos brasileiros, entretanto saber quais são os tipos de vistos para os EUA é a primeira etapa para quem quer ingressar no país.

Saber previamente essa informação otimiza um grande tempo necessário para a reunião de documentos, uma vez que para cada tipo de visto são exigidos documentos diferentes.

Portanto, se você está querendo passar um tempo nas terras do Tio Sam, confira neste post quais são os tipos de vistos para os EUA.

Tipos de visto para os EUA

Tipo B-1 (Negócios)

Esse é um tipo de visto destinado para quem quer ingressar a trabalho nos EUA, seja para participar de feiras, conferências, palestras ou até mesmo empreender.

Essa categoria também é aplicável a empregados de serviços domésticos como babás, motoristas e cozinheiros que são contratados por um cidadão norte-americano para trabalhar no país.

Tipo B-2 (Turismo ou Tratamento Médico)

Esse é o visto mais comum solicitado por imigrantes, e é voltado para quem vai ficar temporariamente nos EUA por lazer ou então por motivos médicos.

Ele pode ser solicitado por quem vai participar de eventos culturais ou esportivos sem que haja uma remuneração. Também é válido para quem quer fazer cursos rápidos sem status acadêmico.

Tipo J-1 (Intercâmbio)

Esse é um tipo de visto bem abrangente, sendo ele voltado para viagens de intercâmbio bancadas por alguma instituição, órgão ou entidade americana.

Estudantes em estágio, treinamentos ou pesquisa, assim como alunos de pós-graduação e bolsistas de programas patrocinados pelo governo são alguns dos estrangeiros aptos a pedir a emissão desse tipo de visto.

Tipo F-1 e M-1 (Estudantes)

O tipo de visto F-1 é voltado para quem quer estudar nos Estados Unidos com exceção de cursos de pesquisa e pós-graduação que se encaixam na categoria anterior.

Em resumo, o visto F-1 é voltado para alunos do Ensino Fundamental até o Superior, incluindo também cursos de idiomas. Já para instituições não-acadêmicas, como escolas técnicas ou vocacionais, o visto exigido é o M-1.

Tipo C-1 (Trânsito pelos EUA)

Esse é um tipo de visto concedido para quem não vai ficar um tempo no país, apenas fazer escala para chegar em outro lugar. Ou seja, para transitar nos EUA é preciso apresentar esse tipo de visto.

Para quem é tripulante e for desembarcar em território norte-americano como passageiro para reembarcar em respectivos aviões e navios, precisam emitir uma variável deste documento que é o C-1D.

Tipos de visto I, P e R (Categorias Especiais)

Existem também os tipos de vistos voltados para certas categorias profissionais. O tipo I é aquele emitido por um jornalista que vai cobrir algum evento ou produzir uma matéria por um determinado período.

Já o tipo P é voltado para atletas e artistas de entretenimento que vão se apresentar nos EUA. E o tipo R é para religiosos e pastores que vão exercer algum tipo de atividade no país.

Tipo H-1B e Tipo O (Especialistas)

O visto H1-B é um tipo de visto para profissionais que executam algumas funções específicas em áreas que exigem algum tipo de conhecimento especializado.

Já para estrangeiros com habilidades em ciências, artes, educação, negócios e atletismo, o tipo de visto precisa ser o O-1. Caso a pessoa seja acompanhada por equipe de suporte ou dependentes, é preciso solicitar os tipos O-2 e O-3.

Outros tipos de vistos para entrar nos EUA

Além dos vistos citados, existem outras categorias com foco em públicos ainda mais específicos para embarcar nos EUA, como:

  • Tipo L1 – voltado para executivos e gerentes que vão trabalhar no país;
  • Tipo A-1 e A-2 – voltado para diplomatas ou oficiais de governos estrangeiros;
  • Tipo G – voltado para funcionários de organização internacional em missão oficial;
  • Tipos H-2A e H-2B – para trabalhadores agricultores temporários e trabalhadores temporários que fazem serviços em funções sazonais, respectivamente;
  • Tipos U-1, U-2 e U-3 – para estrangeiros vítimas de crime em solo americano, cônjuges e filhos;
  • Tipos T-1, T-2 e T-3 – para estrangeiros vítimas do crime de tráfico humano, cônjuges e filhos;
  • Tipo E – para comerciantes e investidores;
  • Tipo Q – Para quem vai participar de programas de intercâmbio cultural com instituições americanas.

A única forma de entrar sem visto em território americano é ter dupla cidadania de algum país participante do Programa de Isenção de Vistos. Fazem parte desses países as nações da Europa Ocidental, Chile, Japão, Coreia do Sul e Austrália.

Conforme visto, são muitos os tipos de vistos para quem quer ir para os EUA, e se você quiser saber mais acerca do assunto entre em contato conosco, teremos um enorme prazer em te atender!

COMENTÁRIOS

FALE CONOSCO

Form

Últimos Posts