Morar na Ilha Esmeralda, é o sonho que muitos brasileiros nutrem. No entanto, para poder passar um tempo no país é preciso conhecer os vistos para a Irlanda.
De uns tempos para cá a Irlanda vem sendo um dos países europeus que mais recebe imigrantes anualmente. Não é à toa, que a Ilha Esmeralda investe cada vez mais em políticas migratórias.
Essas políticas visam a inserção de estrangeiros no mercado de trabalho irlandês, além de possibilitar aos imigrantes outros tipos de visto. Portanto, se você quer saber quais são os vistos para a Irlanda, dá só uma conferida neste post.
Quais são os tipos de vistos para Irlanda?
A Irlanda possui alguns tipos de vistos que são concedidos para brasileiros. Lembrando, que quem deseja passar até no máximo 90 dias no país não precisa de visto algum, pois esse é um período compreendido como turismo.
No entanto, para quem quer ficar mais tempo, é preciso encontrar o visto de acordo com o seu propósito de viagem, sendo que há algumas opções.
Stamp 1 – visto de trabalho
O Stamp 1 é o visto de trabalho na Irlanda, sendo ele o mais desejado pelos brasileiros. Afinal, ele permite que o aplicante possa trabalhar em tempo integral no país.
De acordo com o Serviço de Imigração Irlandês, o Stamp 1 dá a permissão tanto para trabalhar quanto para empreender na Irlanda, segundo algumas condições pré-determinadas.
Esse é um visto concedido para estrangeiros que já tenha ao menos um dos seguintes documentos:
- Work Permit, Green Card ou outra permissão para administrar negócios no país;
- Permissão de residência na Irlanda;
- Permissão de trabalho como dependente de cônjuge.
Stamp 1G – Recém-graduados
Esse é um tipo de visto relativamente novo, sendo ele destinado para estudantes que terminaram os seus estudos de nível NFQ 8 a 10 e querem procurar um emprego no país para ingressar no mercado de trabalho.
Com o Stamp 1G é possível permanecer na Irlanda por até 1 ano depois de se formar, podendo trabalhar em período integral, ou seja, até 40 horas por semana.
Essa é uma alternativa atraente para quem acabou de se formar, pois é uma maneira de abrir portas para conseguir o Work Permit ou qualquer outra permissão que possibilite ao estudante ficar na Irlanda permanentemente.
Stamp 2 – Visto de estudo com permissão de trabalho
Esse é o visto que permite a entrada da maioria dos brasileiros em solo irlandês. No entanto, para ser elegível para esse visto, o estudante precisa estar matriculado em um curso de pelo menos 25 semanas.
Desse modo, ao entrar no país a imigração concede um prazo de normalmente um mês para que a documentação do visto seja organizada e o estudante retorne à imigração para validação dos documentos e concessão do visto.
Vale dizer que o Stamp 2 permite que os estudantes trabalhem até 20h por semana e 40h em épocas específicas (entre os meses de junho e setembro e entre 15 de dezembro e 15 de janeiro).
O visto é concedido conhecido como IRP – Irish Residence Permit, que também é requerido por quem vai fazer graduação, mestrado ou doutorado na Irlanda. Nesses casos o visto é anual, tendo você o direito de renová-lo todo ano ao término do curso.
Stamp 2A – Visto de Estudo sem permissão de trabalho
Esse é um tipo de visto menos comum, e concede a permissão para estudar na Irlanda em um curso que não esteja presente na lista (ILEP).
Isso quer dizer que ele é voltado para quem não vai para a Irlanda estudar inglês full time e nem fazer um curso universitário integral. Inclusive, o Stamp 2A não permite ao estudante trabalhar em nenhuma hipótese.
É um tipo de visto voltado para quem vai ficar no país por no máximo 6 meses, para fazer algum tipo de curso como fotografia, cinema, culinária, etc. Vale destacar que esse é um dos vistos menos solicitados.
Stamp 3 – Visto de dependente
O Stamp 3 é o visto que concede a permissão de residência aos cônjuges e dependentes cidadãos não-europeus que possuem o direito de trabalhar legalmente na Irlanda.
Antigamente, os estrangeiros que tinham esse tipo de visto não podiam trabalhar, contudo, em 2019 houve uma mudança na legislação que passou a permitir que pessoas com o Stamp 3 possam trabalhar full-time.
Existem também outros tipos de vistos que são um pouco menos comuns no país, como:
- Stamp 4 – Visto para pedido de cidadania ou naturalização;
- Stamp 5 – Visto para imigrantes residentes legalmente há pelo menos 8 anos no país;
- Stamp 6 – Dupla nacionalidade.
Cada tipo de visto exige alguns determinados documentos, e por isso é importante contar com uma consultoria imigratória para escolher o seu.
E se você está querendo passar um tempo na Irlanda e não sabe por onde começar, entre em contato conosco, teremos enorme prazer em te ajudar!