Um dos vistos bastante procurado por quem quer trabalhar nos Estados Unidos é o visto EB-1. Ele concede residência permanente a alguns tipos de profissionais.
Mas não é para qualquer profissional. Esse visto é destinado para aqueles que alcançaram o mais alto destaque no seu ramo de atuação.
Parece difícil, né? Mas na prática não é bem assim, uma vez que ele abre portas para profissionais de diversos perfis tentarem se eleger.
De modo geral, há 10 requisitos, sendo que você precisa cumprir 3 deles para conseguir esse visto. Quer saber mais? Vem com a gente!
Categorias do visto EB-1
Antes de você entender o que precisa para conseguir esse visto, é preciso saber quais são as subcategorias que ele possui. Basicamente são elas:
- EB-1 A – Voltado para profissionais com habilidades extraordinárias atuando nos campos da ciência, educação, artes, negócios e atletismo;
- EB-1 B – Destinado para professores e pesquisadores com reconhecimento internacional por sua contribuição;
- EB-1 C – Voltado para gerentes e executivos de multinacionais que trabalharam para uma filial de uma empresa dos EUA por pelo menos 1 ano nos últimos 3 anos.
Requisitos do visto EB-1
Para ser elegível ao visto EB-1 é preciso que você demonstre as conquistas através da experiência profissional. Vale dizer que quanto mais expressivo for o reconhecimento, maiores serão as chances do deferimento do visto.
O que o governo pretende é atrair para o país uma parcela de profissionais que possuem os maiores níveis de excelência. Por isso, você precisa preencher 3 dos 10 requisitos:
- Ter recebido prêmios reconhecidos nacionalmente ou internacionalmente;
- Ter se filiado em associações que exigem excelência dos seus membros;
- Possuir um material publicado em grandes veículos de comunicação;
- Ter contribuições acadêmicas ou artísticas relevantes;
- Possuir artigos científicos em revistas profissionais;
- Exposição em grandes shows;
- Ter liderança em organização com excelente reputação;
- Possuir um alto salário compatível com o mercado;
- Ter participado como juiz avaliando trabalho dos outros;
- Ter sucesso comercial dentro das artes de espetáculo.
Dar continuidade à atuação profissional
Além de cumprir ao menos 3 dos requisitos acima, é preciso ter um extenso reconhecimento profissional e demonstrar em seu pedido de visto que você quer continuar com o trabalho que rendeu as condecorações.
Até porque o interesse dos EUA em abrir as portas é que você beneficie a nação com suas habilidades excepcionais.
Lembre-se que para conseguir o visto EB-1 você tem que incluir evidências claras dessa intenção. Se você tiver contato com outros profissionais terá que apresentar uma carta das pessoas mostrando o seu interesse.
Você acha que possui os requisitos acima para conseguir o visto EB-1? Então entre em contato conosco e saiba como dar entrada no seu visto!