Muitos brasileiros sonham em viver nos Estados Unidos, no entanto, não fazem ideia sobre quais são os tipos de vistos nos quais podem ter acesso.
Quando o assunto é trabalho, o visto EB-2 é uma das alternativas mais interessantes, principalmente via NIW que é a dispensa por interesse nacional.
Esse é um dos principais caminhos para profissionais qualificados, uma vez que é destinado a estrangeiros com experiência profissional e formação acadêmica comprovada.
Vale dizer que nos últimos anos houve um aumento na oferta de trabalhos especializados nos EUA para profissionais estrangeiros, uma vez que o país não possui mão-de-obra suficiente.
Quais são os tipos de vistos EB-2 NIW?
Há algumas categorias de profissionais que podem solicitar o visto EB-2 NIW. Dessa forma, podem ter acesso ao visto:
- Profissionais com habilidade excepcional;
- Profissionais de nível avançado;
- Atleta profissional;
Nível Avançado
No caso dos profissionais de Nível Avançado é preciso ter um diploma de mestrado ou ensino superior dos EUA, ou então um diploma estrangeiro avaliado como equivalente a um diploma de mestrado ou superior no país.
Também é considerado um profissional de Nível Avançado quem possui um Diploma de Bacharel dos EUA ou um diploma estrangeiro equivalente e mais 5 anos de experiência na área.
Habilidade Excepcional
Outros beneficiários do Visto EB-2 NIW são os profissionais com habilidade excepcional nas ciências, esportes, negócios ou artes.
Além disso, é preciso comprovar que ele beneficiaria a economia nacional, os interesses culturais ou educacionais e o bem-estar dos EUA no futuro.
É preciso no entanto, ter uma proposta feita por um empregador no país e nesse caso é preciso cumprir pelo menos três dos seis tipos de evidência:
- Um registro acadêmico demonstrando que o beneficiário tem diploma ou certificado que demonstre a habilidade excepcional;
- Prova por meio de carta mostrando que o beneficiário tem ao menos 10 anos de experiência em tempo integral;
- Licença para exercer a profissão ou certificação para exercer a profissão,
- Evidência de que o beneficiário recebeu salário ou outra remuneração por serviços que demonstre capacidade excepcional;
- Prova de filiação em associações profissionais;
- Evidência de reconhecimento por realizações e contribuições significativas para a indústria ou campo por entidades governamentais ou organizações profissionais.
Atleta Profissional
Os atletas profissionais também são elegíveis para o visto EB-2 NIW. Eles podem se qualificar para a classificação de habilidade excepcional.
Para isso é preciso estar empregado como atleta, sendo membro de uma associação de seis ou mais equipes esportivas profissionais, cuja receita total combinada exceda US$ 10 milhões por ano.
Além disso, pode também se qualificar qualquer equipe da liga menor que seja afiliada a tal associação.
Em resumo, para ser elegível a esse visto é preciso qualificar-se como membro das profissões de nível avançado ou como pessoa de habilidade excepcional.
Gostou deste artigo? Então compartilhe com todos os seus amigos que estão pensando em migrar para os EUA e não deixe de conhecer a Casa dos Vistos.